Imagem de destaque AMOR À VIDA - Tonha da Santa Casa ajudou a fazer mais de 2 mil partos

AMOR À VIDA - Tonha da Santa Casa ajudou a fazer mais de 2 mil partos

28/11/2018 - 14:42
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

Antônia Colares, a popular Tonha, trabalhou na Santa Casa de Montes Claros por 52 anos e, segundo relato dela e dos médicos, ajudou e até mesmo realizou mais de dois mil partos. Na quinta-feira, 22, foi homenageada pela Prefeitura, dentro do projeto "Jardins para Borboletas", realizado em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais.

A médica Maria de Jesus Rameta foi uma das profissionais da Medicina que fez questão de testemunhar positivamente sobre o trabalho realizado por Tonha, no hospital. “Ela sempre se dedicou às pessoas, deixando de lado suas próprias prioridades. Por isso, acho muito justa esta homenagem, tendo em vista que sempre esteve presente e solidária às pessoas, principalmente às mais necessitadas", disse a médica, que hoje reside em Belo Horizonte, mas que por décadas foi auxiliada por Tonha Colares. Diretores da Santa Casa também fizeram questão de elogiar o trabalho realizado por Tonha, que, emocionada, fez questão de relatar um dos momentos marcantes em sua trajetória: “Uma vez fiz um parto de uma criança dentro de um jeep, na década de 70,  diante dos olhos de muitos estudantes e curiosos”.

A nova área verde de Montes Claros, no Cruzamento das avenidas Mestra Fininha com Deputado Esteves Rodrigues, será cuidada por um morador em situação de rua. Trata-se de Marcos Antônio de Jesus Silva, de 36 anos, natural de Betim. Há 19 anos ele vive nas ruas e  sua contratação, por um ano, foi possível através de compensação ambiental.