Visitas técnicas às barraginhas de Cruzeiro do Sul e aos barramentos de Salto, duas comunidades localizadas na zona rural de Montes Claros, foram realizadas na manhã dessa quinta-feira, 16. A comitiva foi composta por membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros (CODEMA) e do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Verde Grande, bem como lideranças comunitárias e integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). As visitas ocorreram em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas. As barraginhas e barramentos foram viabilizados através de editais da Prefeitura, via CODEMA, visando melhor aproveitamento dos recursos hídricos, tanto no período chuvoso quanto na seca.
O conselheiro do CODEMA, professor Raul Belém, e o vice-presidente do CMDR e presidente da Associação de Comunitária de Cruzeiro do Sul, Jair Ramos de Oliveira, lembraram a importância das visitas técnicas. Ambos destacaram o empenho do CODEMA e da Administração Municipal em preservar e revitalizar o meio ambiente, em benefício da coletividade.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente do CODEMA, Soter Magno, aproveitou as visitas técnicas para destacar a importância das barraginhas e dos barramentos. Frisou que a Prefeitura está empenhada em realizar obras desta espécie, através de chamamentos públicos. “As barraginhas contribuem para diminuir as erosões e alimentam os lençóis freáticos. Os barramentos tornaram os rios mais perenes”, concluiu.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025