Imagem de destaque “Adote o Verde”

“Adote o Verde”

06/11/2018 - 15:52 | atualizado em 09/11/2018 - 14:19
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Rubens Santana | Fotos: Rubens Santana e Pedro Neto

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, e o provedor da Santa Casa de Montes Claros, Heli de Oliveira Penido, assinaram na tarde de quinta-feira, 28, um termo de parceria para a adoção da Praça Honorato Alves. O projeto faz parte do programa “Adote o Verde”, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com Paulo Ribeiro, secretário municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura de Montes Claros reformou toda a estrutura da praça em frente à Santa Casa e, dentro das comemorações dos 147 anos da unidade de saúde, a direção do hospital se comprometeu em manter e preservar a reforma. “Realizamos na praça serviços de paisagismo, além de poda e limpeza. O espelho d’água, onde fica o busto de Irmã Beata, também foi reformado. Novas lixeiras foram instaladas no local e há previsão de construção, futuramente, de um banheiro público. Com a assinatura do termo de adoção, outras intervenções também estão programadas na praça”, destaca.

O local é frequentado por pacientes e acompanhantes do Norte e Noroeste de Minas, além dos vales do Jequitinhonha e Mucurí e sul da Bahia, que vêm à cidade em busca de atendimento médico. “Muitas pessoas utilizam o local à espera do transporte para retorno às cidades de origem. E a reforma tem por objetivo deixar a praça com aspecto mais humanizado, uma vez que a maioria das pessoas frequentadoras do local está debilitada por conta de problemas de saúde e até mesmo do cansaço da viagem”, observa o secretário.

Ainda segundo Paulo Ribeiro, através do programa “Adote o Verde” empresas e instituições particulares se responsabilizam pela manutenção de determinados logradouros públicos (como ruas, praças e avenidas). “Em contrapartida, as empresas são beneficiadas pela exposição da marca, já que podem utilizar os espaços públicos para a veiculação de publicidade”, observa.

Heli Penido enfatizou que a assinatura do termo de adoção da praça faz parte do programa de responsabilidade social da Santa Casa de Montes Claros. “Grande parte dos frequentadores dessa praça está em busca de atendimento de saúde. E a Santa Casa se compromete com a atual administração em manter a preservar a grande reforma feita para proporcionar a esses frequentadores um local de descanso enquanto aguardam o retorno para suas cidades”, frisa.