Imagem de destaque PERSONALIDADES DE MONTES CLAROS - Mais sobre Cândido Canela: ele também era protetor dos pequizeiros

PERSONALIDADES DE MONTES CLAROS - Mais sobre Cândido Canela: ele também era protetor dos pequizeiros

13/06/2023 - 13:34
ASCOM | Texto: Pedro Neto Fotos: Divulgação/SEMMA | Secretário de Comunicação: Alessandro

Além de trovador, radialista e jornalista, Cândido Canela foi, como vereador em Montes Claros, autor da pioneira lei que proibiu a derrubada ou corte de pequizeiros. A Lei Municipal nº 355, de 12 de abril de 1957, se tornou uma referência nacional, inspirando vários estados e municípios a também proibirem o corte do pequizeiro. Minas Gerais, por exemplo, declarou a árvore como de preservação permanente, de interesse comum e imune de corte, através da Lei Estadual 10.883, de 1992 (35 anos depois da lei de Montes Claros).

Recentemente, Cândido Canela foi homenageado pela Prefeitura de Montes Claros, batizando um dos novos parques da cidade, localizado próximo ao Terminal Rodoviário Hildeberto de Freitas, no bairro Canelas. No local, foram plantadas diversas mudas de pequizeiro, em sua homenagem.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Soter Magno, lembra da importância de Cândido Canela para a cidade de Montes Claros, para o Estado e para o país. “Foi um exemplo para todos nós e, como ambientalista, deixou sua marca ao proteger o pequizeiro, que alimenta e gera renda às famílias do cerrado brasileiro”, concluiu.