A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está desenvolvendo o Atlas Hidrográfico do Município de Montes Claros. A ferramenta será essencial para o gerenciamento do potencial hídrico local, servindo de base para políticas públicas voltadas à preservação e manutenção das bacias hidrográficas. Com esse instrumento, será possível obter uma visão mais precisa da disponibilidade e da dinâmica da água no território, permitindo decisões mais assertivas em prol da sustentabilidade e do uso consciente dos recursos naturais.
Nesta fase dos trabalhos, a equipe técnica está concentrada na validação de informações sobre o percurso dos cursos d’água, no georreferenciamento de nascentes e pontos estratégicos, além da confirmação da perenidade ou efemeridade de rios e córregos. Esses dados serão fundamentais para garantir a precisão do Atlas e sua utilidade como ferramenta técnica e educativa.
Já foram realizadas reuniões nas Bacias dos Rios Tabuas (comunidade de Tabuas, em 29/08), Pacuí (comunidade de São João da Vereda, em 05/09), São Lamberto (comunidade de Olhos D’água, em 15/09), Ribeirão do Ouro e Canabrava (comunidade de Aparecida do Mundo Novo, em 26/09) e Rio do Peixe (comunidade de Mandacaru, em 03/10). Ainda acontecerão encontros nas Bacias dos Rios Traíras, Jacuí e Barreiras, consolidando um amplo levantamento participativo e técnico que contribuirá significativamente para o conhecimento e a gestão dos recursos hídricos de Montes Claros.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025