O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado em 26 de janeiro, data instituída em 1975 pelas Nações Unidas para fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, por meio da educação. A data surgiu através da “Carta de Belgrado”, elaborada ao final de um encontro promovido pela UNESCO na Iugoslávia, em 1975, conhecido como "Encontro de Belgrado". Nacionalmente, a data é comemorada em 3 de junho.
A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vem implementando ações de Educação Ambiental contínuas, a fim de garantir e avançar as conquistas em prol da sustentabilidade, influenciando positivamente na qualidade de vida da população. A Gerência de Educação Ambiental foi totalmente reestruturada e possui servidores capacitados e motivados para alcançar os públicos-alvo, seja em programas totalmente do poder público ou realizados em parceria. As ações em 2021 envolveram palestras online em diversas escolas, lives e cursos de capacitação com catadores de recicláveis. A programação para 2022 é extensa e alcançará todo o território municipal.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, defende que a educação ambiental é primordial para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a preservação e conservação do meio ambiente e sobre a importância do desenvolvimento sustentável para as gerações futuras.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL - É o processo educativo institucionalizado, que acontece na rede de ensino, com estrutura curricular, formação de professores, e uma estrutura definida. A educação ambiental neste contexto ressalta a interdisciplinaridade do processo educativo, a participação do aluno e sua determinação para a ação e solução dos problemas ambientais e a integração com a comunidade. Em Montes Claros, a Educação Ambiental Formal é realizada através de palestras feitas em parceria com diversas escolas públicas e privadas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL - É exercida em diversos espaços da vida social, pelas mais variadas entidades e profissionais em contato com outros atores sociais, no espaço público ou privado. Exemplos: blitzen educativas e ações de plantio e limpeza em áreas de preservação e praças e jardins. Também inclui capacitações em associações de catadores de materiais e em condomínios parceiros do programa Recicla aos Montes. Outro exemplo é o plantio de mudas nos residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025