Imagem de destaque Prefeitura homenageia Marina Lorenzo Fernândez com jardim e escultura de borboleta

17/05/2019 - 16:58 | atualizado em 17/10/2019 - 11:06
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: | Fotos:

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, inaugurou uma escultura gigante de borboleta em homenagem à educadora Marina Helena Lorenzo Fernândez nesta terça-feira, dia 25, como parte do programa "Jardim para Borboletas". A obra de arte, de cor vermelha, foi afixada na Praça da Igreja Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro Jardim São Luiz, numa solenidade que atraiu centenas de pessoas e foi marcada pela emoção da homenageada e de seus familiares, bem como de autoridades e convidados.

Integrantes do grupo Zabelê, professores e alunos do Conservatório Lorenzo Fernândez, fundado pela homenageada, embalados pela cantoria do servidor público aposentado e músico Wanderdaick, fizeram homenagens à professora que, emocionada, agradeceu a todos e se declarou “montes-clarense de coração”. Para ela, que nasceu no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Montes Claros muito representa na sua vida, já que foi “onde consegui realizar sonhos e me tornar uma apaixonada pelo sertão”. A homenageada ainda recebeu flores do prefeito Humberto Souto e do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.

Tanto o promotor Paulo César Vicente quanto o presidente da Pastoral Carcerária, Dílson Marques, frisaram a importância do Programa Jardim para Borboletas que, inclusive, concorre ao Prêmio Anual do Conselho Nacional de Ministérios Públicos, cujos vencedores serão conhecidos em agosto deste ano. O neto do homenageada, o promotor Guilherme Fernândez, disse que o programa rompe com a barreira dos preconceitos, ao devolver dignidade a reeducandos e a moradores em situação de rua e lembrou a trajetória de vida de sua avó: “só temos a agradecer a homenagem e quero, de público, dizer o quanto adoro a minha avó Marina”.

A diretora do Conservatório, Silvana Oliveira Rameta, falou em nome dos alunos, professores e demais funcionários do estabelecimento. Disse que todos estão honrados pela homenagem e citou o orgulho de poder conduzir os trabalhos da instituição que “muito fez e continua agindo em prol da cultura regional e nacional”.

O secretário Paulo Ribeiro aproveitou a solenidade para frisar a importância da homenageada para o desenvolvimento cultural do Norte de Minas. Disse que Marina Fernândez propagou, com eficiência, a cidade e a região em todo o país e no exterior “com magnitude, educação e elegância”. Paulo citou as diversas qualidades da educadora e sua importância para a região, como uma das mulheres mais destemidas e que se destaca até hoje em meio à sociedade.

O prefeito Humberto Souto disse que a homenagem é mais que justa. "Dentre todas as qualidades já citadas, creio que nossa homenageada desta noite tem a humildade como marca de sua trajetória", afirmou o prefeito, otimista com os resultados positivos alcançados pelo programa, que é vinculado ao projeto "Para Além das Prisões".

Via Ascom/ Prefeitura de Montes Claros