A sétima escultura do programa "Jardim para Borboletas" foi inaugurada na noite dessa sexta-feira, 11, no encontro da avenida Bio Lopes com a rua João Martins, no Bairro Renascença. A homenageada foi a musicista Clarice Sarmento, pelas suas significativas ações em prol da educação e da cultura regional. A solenidade foi bastante prestigiada e marcada por apresentações artísticas e culturais.
A escultura foi a primeira instalada em uma região populosa de Montes Claros, dando característica inovadora ao programa, que embeleza e cria novos cartões postais na cidade. As obras, atrativas e criativas, são de autoria do artista plástico Gu Ferreira. O Jardim para Borboletas é desenvolvido em parceria com o Ministério Público (MP) e dá novas oportunidades aos reeducandos do regime semiaberto, oferecendo remissão de pena, e a pessoas em situação de rua, contratados, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, para cuidar das esculturas e dos jardins.
Na solenidade de sexta-feira, Dilson Marques, coordenador arquidiocesano da Pastoral Carcerária e presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Montes Claros, demonstrou satisfação com os resultados apresentados pelo programa, principalmente devido ao seu cunho sócio-educativo. Frisou que, além de prestar justas homenagens, o programa ressoacializa muitas pessoas, “de forma humana e gratificante”.
O promotor Paulo César Vicente foi além e afirmou que o Jardim para Borboletas é um sucesso e proporciona novas oportunidades de vida para egressos do sistema prisional e pessoas em situação de rua. O promotor fez referência à chegada das esculturas até os bairros da cidade, especificamente em pontos centrais de regiões populosas. “É gratificante ver uma escultura como esta em um bairro de gente trabalhadora e humilde, que, com certeza, contribuirá para manter as obras e a ornamentação conservadas”, afirmou o promotor, entusiasmado com os resultados positivos alcançados até agora.
A homenageada, que foi ao evento acompanhada de familiares, se mostrou emocionada e agradeceu a comenda. Clarice Sarmento fez questão de frisar a importância do programa e compartilhou a homenagem com familiares e integrantes dos segmentos educacionais e culturais de Montes Claros.
“Esta é a sétima escultura inaugurada pela administração, num programa que se destaca pela significativa parceria com o Ministério Público, boa aceitação popular e pela relevância social”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Guilherme Guimarães, acrescentando que a expectativa é tornar Montes Claros cidade destaque na arte e na cultura.
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, destacou a importância do programa e das homenageadas, ao salientar que a sede do município possui cerca de 300 espaços que podem ser ocupados “pelas belas e criativas esculturas, dando novo visual a locais públicos e incentivando a revitalização da Natureza”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025