Imagem de destaque População de Montes Claros pode doar sucata para embelezar a cidade e promover a cidadania

23/05/2019 - 15:27 | atualizado em 17/10/2019 - 10:12
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: SEMMA e Lucas Viggiani

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Ministério Público Estadual, vem enfeitando vários pontos do município, utilizando mão de obra de pessoas privadas de liberdade e em situação de rua, através do Programa “Para Além das Prisões”. Uma das vertentes do programa é o “Jardim para Borboletas”, que tem a finalidade de homenagear mulheres relevantes para a sociedade através da construção de jardins com esculturas de borboletas feitas em aço.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, que está respondendo pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Rodrigues, lembra que interessados em contribuir com o programa podem fazer doações de sucata, pessoalmente, na sede da Secretaria (avenida José Corrêa Machado, 900 – Ibituruna). Eles também podem ligar para o telefone 2211-3337, que os servidores da Secretaria irão buscar o material em qualquer lugar da cidade.

O artista Gu Ferreira, com o apoio dos reeducandos e muita criatividade, está embelezando a cidade, utilizando diversos tipos de materiais recicláveis para representar vários animais: borboletas, seriemas, libélulas, louva-a-deus, formigas, maribondos, escorpiões, etc.

O primeiro Jardim para Borboletas foi instalado na praça da Rodoviária, em homenagem à promotora de justiça Ana Eloísa Marcondes da Silveira, reconhecida pelo seu trabalho no Norte de Minas em defesa do meio ambiente e pela luta por uma sociedade socioambientalmente mais justa. O segundo jardim fica no cruzamento das avenidas Mestra Fininha e Deputado Esteves Rodrigues, em homenagem à enfermeira Antônia Colares, a popular Tonha da Santa Casa. O terceiro, no Trevo da Sion, homenageou Maria de Custodinha.

O promotor Paulo César é um dos idealizadores do programa e se mostra entusiasmado com os resultados positivos já alcançados, uma vez que “a parceria entre a Prefeitura, Ministério Público e iniciativa privada é uma forma correta de mostrar condições de igualdade a todos, contribuindo para devolver a dignidade a reeducandos, melhorar a situação de pessoas em situação de rua e reaproveitar sucatas para embelezar Montes Claros”.

Texto originalmente publicado pela Secom da Prefeitura de Montes Claros

Brasão Secretaria Municipal do Meio ambiente
Site institucional da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Montes Claros - MG

Avenida José Corrêa Machado n° 900, Bairro Ibituruna