Imagem de destaque ZERANDO O ATERRO E AVANÇANDO EM SUSTENTABILIDADE - Prefeitura executa o Recicla aos Montes, programa destaque nacional em coleta seletiva

06/07/2023 - 12:28
ASCOM | Texto e fotos: André Senna | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O Recicla aos Montes, programa da Prefeitura de Montes Claros executado pela Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), tem promovido a reutilização dos resíduos domésticos por meio de ações de coleta seletiva. Através do programa, a Prefeitura estrutura os galpões de reciclagem (são cinco na cidade), capacita seus gestores e os próprios catadores, que desempenham o papel principal na coleta dos materiais recicláveis.

A SEMMA promove de forma constante ações de educação ambiental em escolas e outras instituições, sendo que a coleta seletiva e o Recicla aos Montes são temas sempre abordados, com o objetivo de formar cidadãos conscientes em relação à preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, ressalta a importância da sustentabilidade para o bem-estar da população, enfatizando que o assunto é tratado com seriedade na cidade. Para ele, o Recicla aos Montes é fundamental para a Prefeitura reduzir ao máximo o lixo aterrado.

Soter Magno, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, destaca que a sustentabilidade é o caminho a ser seguido pela cidade e que a SEMMA está sempre disponível para auxiliar a população nessa causa. "A Gerência de Educação Ambiental atua junto à população na difusão da coleta seletiva, entre outras ações que visam a preservação e a sustentabilidade", conclui.