Imagem de destaque RECICLA AOS MONTES - Programa premiado da Prefeitura é destaque no CINTECS

RECICLA AOS MONTES - Programa premiado da Prefeitura é destaque no CINTECS

31/08/2023 - 14:10
ASCOM | Texto: André Senna | Fotos: SEMMA | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU), esteve presente no Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS), apresentando o tema “Coleta Seletiva e Catadores: um caminho rumo à sustentabilidade e inclusão social".

Os temas abordados incluíram a coleta seletiva, o compromisso com os catadores, seu lugar na sociedade (enquanto agentes ambientais e linha de frente da coleta), inclusão e geração de renda, e preservação ambiental. A Prefeitura de Montes Claros tem um olhar especial para a coleta seletiva através do programa Recicla aos Montes, referência em nível nacional.

Gestora do galpão de reciclagem Ecogalpão, associado ao Recicla aos Montes, a catadora Maria da Luz trouxe para o congresso as experiências e as vivências do dia a dia dos catadores.

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, que participou da abertura do congresso na terça-feira, 29 de agosto, disse que a gestão pública em Montes Claros tem uma atenção especial para a inclusão dos catadores, colaborando com a estruturação dos galpões de reciclagem das associações. Para ele, a palestra ministrada sobre o tema foi fundamental para que a inclusão e a coleta seletiva se tornem cada vez mais efetivas.