Imagem de destaque QUEIMADA NÃO! - Entorno do Parque da Lapa Grande recebeu blitzen de prevenção a incêndios florestais

03/08/2023 - 12:47
ASCOM | Texto e Fotos: André Senna | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), participou de algumas ações promovidas pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas) em comunidades rurais para conscientizar a população sobre a prevenção de incêndios florestais. A "Caravana Ambiental" esteve nas comunidades rurais de Campo Santo, Olhos D'Água, Lagoa do Barro, Palmito I, Palmito II, Santa Bárbara, Bico da Pedra, Palmeiras e Rebentão dos Ferros.

As blitzen, com orientações e panfletagem de casa em casa, aconteceram nos últimos dois meses, em todas as comunidades que fazem limite com o Parque Estadual da Lapa Grande "Paulinho Ribeiro". Com o tempo seco e os ventos fortes, as chances de ocorrerem queimadas são grandes, daí a importância dos trabalhos. É sabido que 99% dos incêndios florestais são originados de ações humanas e são imensamente prejudiciais ao meio ambiente, flora e fauna.

O secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, destaca que a prevenção é a melhor opção contra as queimadas, que causam prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e às pessoas.