A Prefeitura de Montes Claros e o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) entregaram o Prêmio Mérito Ambiental “Professor Ivo das Chagas” (edições 2020/2021) a empresas, instituições e ambientalistas que se destacaram no desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente.
A solenidade foi na tarde dessa quinta-feira, 9, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a presença de autoridades, ambientalistas e representantes da sociedade. A escolha dos homenageados foi através da votação dos conselheiros do CODEMA, que representam diversos setores do poder público e da sociedade.
O prefeito Humberto Souto participou da solenidade por meio de videoconferência e destacou a importância da premiação. “É uma justa homenagem às pessoas que trabalham ou atuaram em defesa da Natureza, melhorando a qualidade de vida de nossa população”, afirmou, lembrando que a Administração recriou a Secretaria de Meio Ambiente, que vem recebendo reconhecimento até do governo estadual. “A Secretaria de Meio Ambiente está sendo responsável pelo licenciamento do Anel Rodoviário Norte, já autorizado pelo governador Romeu Zema”, afirmou o prefeito, parabenizando os organizadores do Prêmio e os agraciados.
Tanto o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, quanto o vice-prefeito Guilherme Guimarães foram enfáticos ao destacar a importância do Prêmio para reconhecer a atuação dos agraciados no que diz respeito às ações ambientais em Montes Claros. Ambos também lembraram o esforço dos conselheiros do CODEMA para defender a sustentabilidade, com conhecimento de causa e independência para a tomada de decisões, em harmonia com as metas programadas pela Prefeitura. O procurador-geral da Prefeitura, Otávio Rocha, também fez questão de parabenizar os agraciados e destacou a evolução das ações em prol da natureza na cidade.
Os homenageados de 2020 foram os seguintes: na categoria Ambientalista, Guilherme Augusto Guimarães de Oliveira; Produtor Rural, Enilson Fonseca Silva, presidente da Apinorte; Educação, Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros; Indústria, 3 Caffi Indústria e Comércio de Cápsulas; Comércio, LAX Ambiental; Órgão Público, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Terceiro setor, Associação de Tabuas; Imprensa, Felipe Gabrich (In memoriam).
Os homenageados do ano 2021: Ambientalista, Albert Sandro Rodrigues Mendes; Produtor Rural, Juvenal Mendes Oliveira; Educação, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; Indústria, Novo Nordisk; Comércio, Comercial Katyra; Terceiro setor, Associação Artesanal e Social do Norte de Minas; Imprensa, Juliana Peixoto; e o ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo de F. Ribeiro (In Memorian).
Na oportunidade, também foi entregue um certificado de agradecimento ao jovem estudante Bruno Caldeira, que criou, gratuitamente, o aplicativo de sugestões e reclamações para a Secretaria de Meio Ambiente. O programa permite maior integração entre o município e a sociedade.
Durante a entrega do Prêmio foi anunciada mais uma homenagem ao ex-secretário Paulo Ribeiro: uma escultura gigante de formiga será inaugurada nos próximos dias, no canteiro próximo à portaria lateral do Parque Sagarana, na avenida José Corrêa Machado.
IVO DAS CHAGAS
O professor Ivo das Chagas foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, além de organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente. O troféu tem o formato de formiga, obra de arte produzida pelo artista plástico Gu Ferreira.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025