A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), tem construído barramentos em leitos de cursos hídricos na zona rural do município. Os barramentos devem obrigatoriamente ser feitos por profissionais e estar cadastrados junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). O principal objetivo dos barramentos é segurar parte da água das chuvas, mantendo assim os cursos irrigados principalmente no período seco, atendendo à agricultura familiar e ainda abastecendo o lençol freático.
No dia 5 de novembro, a SEMMA e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), lançaram edital de chamamento público para seleção de propostas de construção de barramentos na calha do rio Traíras, na comunidade de Morro Vermelho. As inscrições das entidades interessadas devem ser feitas até o dia 8 de dezembro de 2022. Vale ressaltar que o recurso de R$ 100 mil do Ministério Público é específico para a viabilização dos barramentos, que mantêm os rios perenes durante todo o ano, em benefício das comunidades rurais e do homem do campo.
O secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, disse que os barramentos são fundamentais para que os recursos hídricos das bacias dos rios sejam mantidos por todo o ano, mesmo no período de estiagem, que tanto afeta o homem do campo.
O edital do processo pode ser aqui: https://admin.montesclaros.mg.gov.br/upload/marcoregularorio/files/CHAMAMENTO%20PUBLICO%2004%20de%202022.pdf.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025