Imagem de destaque Lagoa do Interlagos ganha lixeiras ecológicas e arborização

Lagoa do Interlagos ganha lixeiras ecológicas e arborização

28/11/2018 - 14:47
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

A manhã de sábado, dia 24, foi marcada por ações de conscientização e educação ambiental no entorno da Lagoa do Interlagos. As atividades foram realizadas por integrantes do curso técnico em Administração do Instituto Qualificar, classificados no Projeto Biotemas, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A coordenação é por conta da Associação Comunitária de Moradores do Bairro Guarujá, que já está colocando em prática o projeto aprovado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA), responsável, ainda, por viabilizar a coleta seletiva porta a porta e capacitar famílias carentes com oficinas diversas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e garantir a preservação do meio ambiente.

A Associação recebeu R$ 19.960,00 do Fundo para investir no projeto, que também é responsável pela fabricação de sabão em barras. No sábado, foram plantadas 60 mudas de ipê mirim, flamboyant e aroeira salsa. Lixeiras ecológicas, construídas com pneus usados, também foram instaladas no entorno da Lagoa, assim como no interior do bairro. Segundo a presidente da Associação do bairro, Denise Marcelina Aguiar, as atividades são de grande importância, principalmente por sensibilizar jovens e adultos quanto à preservação da Lagoa, considerada um cartão-postal de Montes Claros. Mais uma vez, agradeceu o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, que vem dando suporte às ações e incentivando a comunidade em geral. “O nosso projeto proporciona, ainda, a elevação do entusiasmo e autoestima dos envolvidos”, frisou, ao salientar que as atividades atendem e beneficiam, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) selecionou e aprovou oito projetos para receber recursos do FAMMA. São entidades e associações nas zonas urbana e rural. “Foram liberados mais de R$ 150 mil, através da Comissão de Análise, Acompanhamento e Monitoramento do Codema, em defesa do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida no município”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, lembrando que a equipe da Secretaria está acompanhando os trabalhos para verificar de perto a aplicação correta dos recursos, dentro da proposta de beneficiar a coletividade com seriedade, transparência e honestidade nas ações, conforme determinação do prefeito Humberto Souto.

APOIO POPULAR – O empresário Alex Sandro Pereira de Freitas foi um dos elogiaram o trabalho da Associação, na manhã de sábado. Ofereceu-se para doar pneus usados ao projeto, que considera de grande importância para a sustentabilidade. Aproveitou para sugerir que os jovens ampliassem as atividades, com a construção de mobiliário de sucatas, a partir de rodas de automóvel.