Imagem de destaque Com novo sistema de compensação, ECOCRÉDITO recebe adesão de mais três propriedades

10/11/2022 - 12:23
ASCOM | Texto e Fotos: André Senna | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Na manhã dessa quarta-feira, 9 de novembro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), incluiu mais três áreas rurais no Ecocrédito.

O Ecocrédito é um programa de compensação da Prefeitura voltado para proprietários de áreas da zona rural que preservam matas e nascentes. O sistema de compensação, que antes era realizado na SEMMA, agora passou a ser feito pela Secretaria de Finanças do Município, o que trouxe mais agilidade e praticidade para o produtor rural, que faz grande parte do processo via internet e sem precisar se deslocar.

As novas áreas que foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) estão nas comunidades de Pradinho e Monte Sião. Ao todo, as três novas áreas somam 143 hectares de preservação. O Município paga 5 UREFs (Unidades de Referência Fiscal Municipal) por hectare preservado. Esses valores podem ser usados no pagamento de impostos municipais e para compras em lojas conveniadas.

O proprietário interessado em aderir ao programa Ecocrédito pode ligar para a SEMMA, no telefone (38) 2211-3337.

As assinaturas de adesão ao programa aconteceram na sede da SEMMA, onde o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, deu todas as informações para os proprietários rurais que aderiram agora ao Ecocrédito. Ele explicou que o papel de cada um deles é primordial para a preservação das matas e da água, e que o ato de adesão significa o cuidado e responsabilidade do homem do campo com o futuro do meio ambiente.