Imagem de destaque ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - Prefeitura de Montes Claros faz reintegração de posse no São Geraldo II

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - Prefeitura de Montes Claros faz reintegração de posse no São Geraldo II

30/11/2021 - 16:11 | atualizado em 07/12/2021 - 18:12
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros fez uma reintegração de posse em Área de Preservação Permanente (APP) localizada no bairro São Geraldo ll (região rural, saída sul da cidade). A ação aconteceu na manhã desta terça-feira, 30, e teve apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Guarda Municipal.

A área invadida estava sendo usada para a criação de animais e possui mais de seis hectares, estando às margens do Rio Vieira. A ação teve início a partir de denúncias dos próprios vizinhos do local, que não concordavam com a invasão.

Segundo Soter Magno, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, “é importante destacar que não houve nenhum confronto. Com o apoio da PM e da Guarda Municipal, os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente realizaram a reintegração, uma vez que não é possível o usucapião em terrenos públicos”.

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - Área de Preservação Permanente, também chamada APP, é um espaço natural protegido principalmente em função da capacidade estabilizadora do solo, propiciada pelas matas ciliares e outras vegetações. Elas cobrem espaços geologicamente frágeis e sujeitos à erosão, desmoronamentos ou outras formas de degradação, como bordas de rios e quedas de montes.