Imagem de destaque ÁGUA QUE BOI BEBE! - Barramentos da Prefeitura melhoram a qualidade de vida na zona rural

16/01/2023 - 13:43
ASCOM | Texto: Pedro Neto | Fotos: Jucélio Izidoro | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Os barramentos na área rural de Montes Claros estão acabando com os transtornos enfrentados por produtores em várias comunidades. São barreiras artificiais construídas em rios e córregos para reter grandes quantidades de água, sendo importantes ferramentas para diminuir a escassez do precioso líquido, perenizando os rios e córregos, mesmo no período da seca. Elas amenizam o sofrimento do Homem do Campo e contribuem, inclusive, para evitar o êxodo rural.

A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), realiza estas importantes obras, das quais cinco podem ser citadas como exemplos de sucesso: três na cabeceira do Rio Lamberto, em Santa Rita Rural, e duas nos leitos dos rios Atoleiro e Atoleirinho, em Salto. Elas melhoraram a vida de pequenos, médios e grandes produtores rurais.

A água represada abastece os lençóis freáticos e preserva as bacias hidrográficas, em benefício, principalmente, da agricultura familiar.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Soter Magno, lembra que obras semelhantes também serão feitas no rio Traíras: “serão seis barramentos naquele importante rio”.