Montes Claros está entre as 50 cidades selecionadas para a fase inicial do programa Cidades Modelos Verdes Resilientes. O anúncio foi feito durante o 1º Encontro Cidades Modelos Verdes Resilientes realizado em Brasília (DF), entre os dias 27 e 28 de março.
A escolha de Montes Claros reflete o atual momento da cidade, que vem se preparando para as adaptações ambientais mundiais. A Prefeitura de Montes Claros se inscreveu no programa apresentando suas políticas atuais e futuras de sustentabilidade nas diversas áreas de desenvolvimento urbano, meio ambiente, saneamento, energia, etc.
O fato de a cidade ter sido escolhida revela a qualidade dos seus projetos. Com os novos investimentos, o município poderá continuar melhorando a sua gestão, garantindo qualidade de vida, além de atrair mais desenvolvimento para a região.
Cada uma das cidades selecionadas vai contar com suporte técnico para desenvolver duas ações climáticas de grande impacto, uma voltada para a redução de emissões de resíduos responsáveis pelo aquecimento global, e outra focada na adaptação dos municípios para os efeitos da crise climática.
Montes Claros aparece entre as 10 cidades do sudeste escolhidas para participar da iniciativa, que é promovida pelo Governo Federal em parceria com o projeto ANDUS, iniciativa de cooperação entre o governo brasileiro e o governo alemão para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. É importante destacar que a cidade concorreu com diversas outras do país.
O projeto no qual Montes Claros fará parte está inserido no Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), ação do governo brasileiro em alinhamento à Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para Ação Climática (CHAMP), iniciativa global para maior envolvimento das cidades no enfrentamento à mudança do clima.
Durante o evento realizado em Brasília foram anunciados investimentos anuais para as cidades participantes da ordem de R$ 1,6 bilhão por meio do Pró-Cidades, do Ministério das Cidades, e R$ 10 bilhões oriundos do Fundo Clima, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
MONTES MAIS VERDES –
Há alguns anos Montes Claros vem se destacando na área ambiental. O município intensificou o trabalho de criação de áreas verdes, investindo em espaços que mantêm a vegetação nativa e levam mais lazer à população.
Atualmente a cidade conta com o pleno funcionamento dos parques Milton Prates, Sagarana, Sapucaia, Cândido Canela (bairro Canelas), Parque da Paz (Ibituruna), Vila Segura (Jardim Primavera), Parque dos Mangues (José Corrêa Machado), Parque das Mangueiras e Jardim Olímpico. É destaque ainda na cidade o parque estadual da Lapa Grande (Paulinho Ribeiro), um dos maiores parques urbanos do mundo que possui uma unidade de conservação de cerca de 7,6 mil hectares.
Além dos parques, a expansão de praças e espaços de lazer está presente em todas as áreas da cidade. Um dos destaques é o programa “Jardim das Borboletas”, que transformou Montes Claros em uma galeria de arte a céu aberto. O sucesso do programa foi tanto que a iniciativa foi adotada pela capital do Estado, Belo Horizonte.
Soma-se a essas medidas ações desenvolvidas pela Secretaria de Ambiente, Bem-estar Animal e Sustentabilidade quem mantêm serviços permanentes com oficinas e palestras educativas sobre reciclagem, uso correto dos recursos naturais e práticas para um meio ambiente mais sustentável. Outra iniciativa da Prefeitura é a doação de mudas produzidas no viveiro municipal Professor Santos D’Ângelo, onde cada cidadão pode solicitar três unidades a cada ano.
É importante destacar ainda que atualmente a cidade conta com cinco galpões de reciclagem que focam na reutilização de resíduos domésticos por meio da coleta seletiva. Além disso, a Prefeitura se prepara para inaugurar em breve um Casco (Centro de Apoio Simplificado para os Carroceiros) que servirá como exemplo de preservação do meio ambiente.
Baseado em uma experiência sustentável de comprovada eficácia, o novo Casco terá capacidade para receber entulho, poda e terra, assim como pneus, colchões e móveis velhos. No local haverá caçambas com descarte específico de cada material. Os materiais descartados passarão por uma triagem, onde serão separados os resíduos próprios para a reciclagem.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025