Estamos entrando em um período do ano em que a umidade relativa do ar atinge níveis extremamente baixos, comparáveis aos de regiões desérticas, principalmente no Norte de Minas. Essa condição representa um risco à saúde, exigindo atenção especial com a hidratação, sobretudo de crianças e idosos, que são mais vulneráveis aos efeitos do tempo seco.
Além disso, a combinação entre ventos e baixa umidade aumenta significativamente o risco de queimadas, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Por isso, é fundamental reforçar as ações de prevenção e vigilância para evitar danos ao meio ambiente, à fauna, à flora e à saúde da população.
A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, tem atuado em diversas frentes de conscientização. Iniciativas como a Caravana Ambiental, que percorre comunidades próximas ao Parque Estadual da Lapa Grande, juntamente com Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas e Bombeiros Militares. Esse parque é importante manancial de abastecimento da cidade e rico em flora e fauna nativa e preservada, e a Caravana Ambiental leva informação e orientação sobre a prevenção de incêndios.
Outras ações, como as palestras da Coordenadoria de Educação Ambiental e as Oficinas da Natureza, realizadas às terças e sextas-feiras no Parque Milton Prates e voltadas ao público infantil, também reforçam a importância da prevenção. Evite queimadas e, ao menor sinal de incêndio, entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025