Imagem de destaque ÁGUA É VIDA!   Prefeitura investirá em ressurgência na comunidade de Vaca Morta

ÁGUA É VIDA! Prefeitura investirá em ressurgência na comunidade de Vaca Morta

16/05/2023 - 13:12
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), vai realizar obras na região da comunidade rural de Vaca Morta. O objetivo é minimizar impactos ambientais negativos, melhorar o aproveitamento das águas das chuvas, acabar com erosões provocadas neste período e garantir a preservação de uma ressurgência (água que brota de um lençol subterrâneo) proveniente do rio Riachão, que corta a região da Tiririca. Serão beneficiadas cerca de 80 famílias daquela comunidade, bem como de Furadinho.

As obras irão melhorar o escoamento da água da chuva da serra até a ressurgência, e está prevista também a construção de um barramento na parte baixa. A Prefeitura ainda irá doar mudas para serem plantadas em áreas degradadas, revitalizando a vegetação e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

As obras deverão ser realizadas em parceria com a Associação Comunitária de Vaca Morta. O presidente da entidade, Flávio Lopes Souza, defendeu a viabilização dos serviços em regime de mutirão, com a Prefeitura disponibilizando o maquinário e a associação garantindo a mão-de-obra voluntária.

Na tarde dessa segunda-feira, 15, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, visitou a comunidade de Vaca Morta, a ressurgência, e conheceu de perto a área onde as lideranças reivindicam as obras. “A Prefeitura não medirá esforços para a realização destas importantes obras para as famílias de Vaca Morta e região”, concluiu.